
VI Congresso da ALAST
Realizou-se, na Cidade do México, de 18 a 22 de abril de 2010, o VI Congresso da ALAST - Associação Latinoamericana de Sociologia do Trabalho, com a participação de estudantes e pesquisadores da América Latina e de outros países, com temática na área de estudos sobre o trabalho. O Congresso reuniu 749 propostas de comunicações elaboradas por 997 pesquisadores de 24 países: México, Argentina, Espanha, Uruguai, Colômbia, Brasil, Chile, França, Canadá, Venezuela, El Salvador, Cuba, Peru, Porto Rico, Costa Rica, Bolívia, Itália, Equador, Suécia, Guatemala, Panamá, Nicarágua, Reino Unido e Alemanha. Os países com mais trabalhos propostos foram México, Brasil e Argentina, nesta ordem.
Houve, durante o evento, a escolha do novo Conselho Executivo da ALAST, para o qual foi eleita como presidente a pesquisadora Marcia de Paula Leite, da Unicamp. Durante os próximos três anos, a secretaria da Alast estará sediada no Brasil e o próximo Congresso, em 2012, será realizado no Brasil. Na reunião de encerramento do evento a nova diretoria propôs que a ALAST passa a ter o nome de Asociación Latinoamericana de Estudios del Trabajo - ALEST, porque os novos estudos do trabalho tem sido interdisciplinares e adotam teorias de diversos ramos de conhecimento. Nos Congressos sempre participaram profissionais diversos, como economistas, médicos, cientistas sociais, advogados etc.
Na foto ao lado, a partir da esquerda: Enrique de la Garza Toledo (UNAM, México) organizador do evento, na ocasião presidente da ALAST; Marta Novick (Secretaria do Trabalho, Argentina) e Marcia de Paula Leite (Unicamp), eleita a nova presidente do Conselho Executivo da ALAST. |
O Programa de Pós-Graduação em Sociolgia da UFG foi representado no evento por dois professores com pesquisa na linha "Trabalho, emprego e sindicatos", que apresentaram comunicações no evento:
Jordão Horta Nunes: Dilemas de identidade em ocupações subalternas: o serviço de mototáxi.
Revalino Antonio de Freitas: Tempo de Trabalho no Brasil: intensificação e alongamento.
Os professores Jordão e Revalino são participantes também do PROCAD-NF 2008, Programa de Cooperação Acadêmica Novas Fronteiras, que articula os programas de pós-graduação em Sociologia da UFG e em Ciências Sociais da Unicamp. Dentre os integrantes do PROCAD que fazem parte do PPGCS da Unicamp os seguintes pesquisadores apresentaram também trabalhos no VI Congresso da ALAST:
Angela Araújo: Informalidade, trabalho cooperativo e gênero
Liliana Segnini: Relações e práticas sociais no mercado de trabalho da música no Brasil
Aparecida Neri de Souza: O sentido da desregulamentação do trabalho nas trajetórias profissionais
Angela Araújo e Liliana Segnini estarão presentes no III Seminário Nacional de Trabalho e Gênero, em mesas redondas e coordenando ou participando de sessões temáticas. A pesquisadora Isabel Georges, do Institut de recherche pour le développement (França), que apresentou a seguinte comunicação no Congresso da Alast, também participará em mesa redonda e coordenando sessão temática: Trabalho precário ou inclusão social e econômica? O caso dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de proteção social (APS) da região metropolitana de São Paulo (RMSP), Brasil.
Fonte: NEST