Goiânia
Goiânia
População: 1.093.007 habitantes (censo de 2000-2001)
Cidade das mais modernas do país, a capital do estado de Goiás foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, tornou-se sede do governo em 1937 e foi oficialmente inaugurada em 1942.
Goiânia localiza-se no planalto central do país, no limite entre a zona do cerrado e a floresta tropical, à margem do rio Meia Ponte, afluente da margem direita do Paranaíba, a 764m de altitude. Dista 207km de Brasília.
De clima tropical, Goiânia tem temperatura média entre 20 e 22o C e amplitude térmica inferior a 5o C. As chuvas concentram-se nos meses de verão e variam entre 1.500 e 2.000mm anuais.
A cidade é dinâmica, bem arborizada, com largas avenidas, praças e jardins.
Pelo fato de obedecer a um plano urbanístico, apresenta crescimento ordenado, do tipo radiocêntrico: uma praça central da qual partem ruas e avenidas diagonais envolvidas, pelo lado sul, por avenidas circulares.
Na parte norte, onde ficam o setor industrial e a estação ferroviária, o traçado é retilíneo.
Na zona central fica o setor administrativo, com os principais prédios públicos e o comércio.
A parte sul constitui a área residencial, onde predominam casas e edifícios de arquitetura arrojada. Um dos bairros residenciais coincide com o núcleo da antiga cidade de Campinas.
O relevo da cidade, muito plano, permite o crescimento livre, dentro das coordenadas do plano urbanístico.
Goiânia tem um dos estádios mais modernos do país, o Serra Dourada, um autódromo internacional, o aeródromo Brigadeiro Eppinghauss, onde se realizam campeonatos nacionais e internacionais de aeromodelismo e pára-quedismo, e um centro de cultura e convenções com dois auditórios.
História
A primitiva capital do estado era a antiga Vila Boa de Goiás, depois cidade de Goiás, até o início do século XX, atualmente conhecida como Goiás Velho.
A valorização agrícola das áreas florestais e a necessidade de descentralizar o desenvolvimento fez surgir a idéia de uma nova capital, com traçado moderno.
O local escolhido, plano e próximo às zonas agrícolas, pertencia ao extinto município de Campinas, onde se situavam as fazendas de gado de Creméia, Vaca Brava e Botafogo.
O rápido crescimento da cidade deveu-se à função político-administrativa, aos serviços correlatos e ao intenso comércio, sobretudo a partir da fundação de Brasília.
Em menos de meio século, a contar da data da inauguração oficial, a população de Goiânia multiplicou-se por mil, um dos mais elevados índices de crescimento entre as grandes cidades do país.