Topo1

Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Sociologia e o Departamento de Ciências Sociais promovem, na Faculdade de Ciências Sociais da UFG, de 29 a 31 de março de 2006, o I Seminário Nacional de Trabalho e Gênero.

O objetivo da realização do evento é reunir estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e docentes nas áreas temáticas de trabalho e gênero, representantes de associações trabalhistas ou orientadas a ações ou estudos relacionados a questões de gênero.

Trabalho e gênero constituem dois importantes campos de investigação das ciências sociais cuja relevância, no Brasil, pode ser atestada pela vasta produção acadêmica que se desenvolve a partir dos anos oitenta, no século XX. Uma aproximação entre ambos tem se revelado fecunda, proporcionando um repensar sobre o trabalho pela perspectiva do gênero e do gênero pela perspectiva do trabalho. Enfim, uma relação que engendra múltiplas possibilidades de apreender um fenômeno social cada vez mais evidente entre nós: a inserção da mulher em um determinado espaço do mundo do trabalho, outrora a ela restrito mas que, numa sociedade que perde cada vez mais suas certezas, se abre para novas configurações onde a presença feminina se inscreve, (re)elaborando novas relações, flexibilizando trabalhos outrora rígidos, feminizando atividades antes masculinas, engendrando novas possibilidades de investigação e que põem em dúvidas velhas certezas acerca do trabalho e do gênero.

A temática do trabalho relacionada a gênero evidencia-se como relevante não somente no âmbito acadêmico e na dimensão teórico-metodológica, mas também às ciências aplicadas, pois concerne ao planejamento social e à formulação de políticas públicas de trabalho e emprego.

Aguarda-se, portanto, a presença de profissionais, pesquisadores e estudantes não somente de ciências sociais, mas também de áreas correlatas, como economia, comunicação, história, geografia, educação, direito e administração.